16 março, 2010

Vício do Telemóvel

Li um artigo no Jornal de Noticias, que talvez seja comum à maioria das pessoas. Por mim falo... :(

« Desligar o telemóvel ou a Internet, mesmo que seja apenas por 90 minutos, é suficiente para gerar ansiedade a um número crescente de pessoas, segundo um estudo da Universidade de Florida, nos Estados Unidos.

Tanto os telemóveis como as agendas electrónicas, cujo propósito é tornar a vida mais cómoda, estão a interferir na vida das pessoas. Segundo o estudo da Universidade de Florida, o problema reside no facto de as pessoas não saberem quando devem desligar os aparelhos de comunicação.

O estudo destaca um número crescente de pessoas que se vêem obrigadas a desligar os seus telemóveis, sofrem de estados de ansiedade ou, no caso de se esquecerem do telemóvel em casa, não conseguem desfrutar a actividade que exercem. Para a psiquiatra Lisa Merlo, professora da Universidade de Florida, "não se trata de quanto tempo passamos a falar ao telemóvel, o que é igualmente um problema, mas da necessidade de estar conectado para saber o que se passa e permanecer disponíveis".

"Esta é uma das características do vício dos telemóveis", assegurou Merlo, explicando que é diferente dos vícios do álcool, drogas ou jogo, sendo difícil saber exactamente a problemática dos telemóveis. »

Sem comentários:

Enviar um comentário